Duas frases para meditar

"Mais sábio é aquele que sabe que não sabe" - Sócrates
"Cada cego enxerga com os  óculos que tem" - Desconhecido

O mais sábio é o silêncio

Às vezes corremos para todos os lados em busca de alguém com uma sábia palavara para nos dar nos momentos de desesperança. Esquecemos que a mais sábia palavra quem pode nos dar, muitas vezes, somos nós. O Silêncio, nota sem ruídos, ausência de buburinhos, falta de palavras, ao menos as verbais, as sonoras, ou por assim dizer, as barulhentas. Se no intimo de nós paramos minutos do dia em silêncio, e nesse silêncio refletirmos quem somos, o que fizemos e por que sofremos, talvez aos poucos nos conhecemos. As palavras de conforto são essenciais, mas o silêncio revelador de nós mesmos é tão importante quanto. Diante do desespero cale, diante das lágrimas medite, pense em silêncio, veja você mesmo no silêncio dos seus minutos. Esteja sempre descobrindo seus erros, sobretudo melhor-se sempre. O silêncio é o sábio que não fala, mas nos faz pensar, meditar e agir, como deveria ser, por nosso próprio conhecimento. Se você diante do silêncio se conhece, aprenderá a nunca mais cometer os erros que te fizeram hoje chorar. Faça silêncio e ouça sua alma falar.

Abismos das flores

Eram três horas da madrugada, eu já havia me revirado na cama em todas as posições possíveis.  O sono insistia em não vim. Eu continuava sentindo aquela tristeza, aquela agonia, as moscas não paravam, não dormiam, continuavam lá. Foi então que que resolvi sentar e meditar, pensar ou melhor não pensar em nada e tentar melhorar e quem sabe só assim iria conseguir dormir.  Tentei, relaxei, visualizei um lindo campo com flores, mas logo depois despertei e não mais consegui me concentrar.  A agonia me corroia, era algo terrivel e dificil de explicar.  As lágrimas caiam sem explicação, sem motivo, não sabia mais o que fazer. Eu era feliz, mas por algum motivo, parecia que por não merecer vinham sempre essas vozes na minha cabeça dizendo para me matar.  Eu até mesmo havia tentando algumas vezes, remedio, greve de fome.  No final uma imensa falta de coragem me tomava.  Eu não queria que minha familia acordasse e me encontrasse morto em cima de uma cama.  Deseja mil vezes que um simples e fatal acidente acontecesse, mas não acontecia.  As coisas, de fato, só acontecem no seu devido tempo.
Abri a porta de minha casa, já estava morando sozinho nesta noite de insônia,  e resolvi caminhar até a lagoa no final da rua.  Parado no escuro tudo que eu conseguia era chorar, as lágrimas saltavam sem controle, eu não via mais nada, tudo estava turvo. Cai no chão e apaguei. Quando finalmente pude ver algo estava caindo, caindo sem parar. A medida em que eu caia via o cenário mudar.  Pedras, pedras, gramas nas pedras e logo flores, flores de todas as cores eu via, azul, roxa, as minhas preferidas, via também vermelho, laranja, cores fortes, cores e mais cores, a medida que eu caia eu só via flores. Aos poucos as flores coloridas foram-se tornando de cores menos vivas, cinza, cinza, e cinza e logo o negro.  Quando percebi que havia então parado de cair. Ergui meus olhos, levantei do chão e vi uma multidão chorando sem parar. Ouvia gritos, ouvia pedidos de socorro, ouvia vocês e mais vocês que falavam sem parar.  Um homem velhinho de olhos esbugalhados pele suja, roupas rasgadas e sorriso incompleto me ofereceu a mão.  Levantei do chão e com ele me pus a caminhar.  Ele não falava nada, apenas apontava e caminhava, aqui e ali apontava algo novo, via fogo, via gente se arrastando, via tristeza em todo lugar.  Após um longo caminhar me defrontei com uma mulher acorrentada que se punha a chorar.  Ela pedia para que ajudasse,  que eu a soltasse daquele lugar.  Sem saber como e o que fazer tudo que pude por ela fazer foi rezar. Uma luz surgiu então, um flor no chão brotou, as correntes que ela prendiam tornaram flor, um a após outra as flores brotavam no chão transformando tudo que era escuridão em uma imensidão color.  As pessoas que sofriam melhoravam suas feições, a tristeza sorrisos se tornavam, os gritos de dor, brados de gratidão. O senhor, o senhor que nada falou sumiu em uma veste branca e uma luz imensa a lhe cercar.  Quando olhei para mulher não a vi.  Vi apenas uma flor no seu lugar, um pequeno bilhete que dizia:

"tudo é possível se você acreditar.  Acredite no amor, e o amor vai poder tudo transformar."

Acordei as cinco horas da manhã cercados de flores por todo lugar. Voltei para casa, não havia mais solidão, nem angustia ou tristeza, apenas a certeza que um dia eu iria chegar lá.  Quando fui deitar vi um sorriso brilhando dizendo: "te amo, vem se deitar".

Pense bem no que você pede.

Muita gente se desespera e sai pedindo coisas a torto a direita.  Muitas vezes, ou quase sempre conseguem, mas não se dão conta de como as coisas funcionam.  Quem nunca rezou e pediu por paz, paciência, força, luz, amor...etc?  Todos os dias muitos rezam e pedem por tudo isso, mas se perguntam por que não alcançam, quando na verdade nem se dão conta que estão sendo prontamente atendidos.   Sim, estão...

Muitos reclamam de que, quando pedem por paciência, acontecem mil coisas que o faz perder a paciência,  ficar nervoso e perder o controle.  Eu sei, é dificil perceber, mas quando pedimos por paciência então temos de nos preparar, pois iremos melhorar nossa paciência, e qual o melhor meio de melhorar algo?  È, é isso mesmo, o treinamento, o esforço, o exercício.  Por isso quando pedimos por paciência, muitas vezes nos defrontamos com N situações onde estamos testando nossa paciência, e dessa força ela vai aumentando e ficando mais forte, e tudo que pedimos, mais paciência, está sendo alçando, e muitos não percebem.

Quando pedimos por paz, quantas não são as situações onde coisas que nos fazem perder a paz e razão acontecem?  Sim, mas uma vez, o tal do exercício, e dessa forma, diante de situações onde nossa paz interior é testada adquirimos mais e mais paz, ou não, só depende de você.  O mesmo acontece quando pedimos por mais amor, somos então testados com situações onde temos que demonstrar amor por muitos e até por aqueles que não nos gostam ou não gostamos.  A vida é um exercício de aprendizado, todos os dias se pararmos para pensar, cada coisinha que acontece com agente é um aprendizado, um tropeço, um não ouvido, um conselho pedido ou dado.  Muita gente corre todos os dias sem parar, nunca observa nada ao seu redor, só leva o tempo em reclamar, quando na verdade deveria parar observar tudo que acontece a aprender.  Estamos cercados de lições, mas o nosso orgulho nos deixa cego, nossa vaidade e egoismo nos faz pensarmos tantas outras coisas e não observar o obvio a nossa frente.  Se eu fosse alguém nesse mundo, e pudesse dar um bom conselho, este seria: Observe mais, observe tudo, cada coisinha do dia a dia, tire das situações difíceis um aprendizado, tire de tudo uma lição, e dê mais valor as coisas simples.  Olhe pro céu todos os dias, veja que todos os dias os pintores do além pintam um céu novo e mais e mais bonito. Muita gente não pará para olhar, então observe mais, pense com o coração e sinta tudo como se tudo fosse uma lição e que você tá na vida para aprender e melhorar, melhorar todos os seus pontos fracos, mas sobretudo não pense só em si, lembre-se: Estamos todos aqui para servir e não para sermos servidos. =]

As flores do mato

As flores do mato nascem em qualquer lugar, não procuram um lugar especial para nascer.  São tão belas quanto qualquer flor, e não possuem cheiro algum.  Isoladas são apenas uma flor de um matinho qualquer.  Em bando, digamos assim, criam uma onda amarela de beleza simples e gentil.  As flores do mato são simples, humildes e tão belas quanto qualquer uma outra flor.  Não pedem solo raro para nascer, não esperam por nada para brotar, apenas brotam e mostram suas pétalas únicas durante um dia até, enfim, murchar.  As outras flores e rosas são exigentes, nada humildes, possuem um cheiro raro e só delas, cores vibrantes que nos fazem babar de tão belas.  Elas pedem, as vezes, solo raro para brotar, época exata para nascer, e não vem em um matinho qualquer, criam verdadeiras muralhas de espinhos para se proteger, duram as vezes mais de um dia, mas no fim murcham, secam e caem assim como as flores do mato.


...


As pessoas também são assim, uns tão simples e gentis, humildes simplesmente porque são.  Outros espinhosos, "belos" demais, orgulhosos e vaidosos a ponto de esquecer a humildade.  Não há cores, nem cheiro que façam uma flor não murchar no final.  Não há beleza ou riqueza que faça alguém no fim deixar de pagar pelos erros e morrer.

About this blog

Seguidores